Relicário
2000
Capela do Morumbi, São Paulo, SP
2000
Capela do Morumbi, São Paulo, SP
A referência ao corpo é uma constante no trabalho de
Renata Pedrosa. E são principalmente as marcas nele fixadas durante o curso do tempo que a artista explora. Em geral, suas esculturas são elaboradas a partir de substâncias específicas que evidenciam uma grande atenção à mate-rialidade.
Na instalação da Capela do Morumbi, o material cede lugar ao espiritual. Embora o corpo ainda seja concernente, e neste caso um corpo bem particular, o de Cristo, não são as marcas nele imprimidas que são consideradas, mas sim a própria impressão deste corpo que é ponderada. A efígie do Cristo fixada no sudário de Verônica, tal qual numa fotografia, torna-se a revelação de algo precioso a conservar.
Cilindros realizados em tecidos de cor bege, azul e vermelho, formam conjuntos que são distribuidos no altar, na nave e na entrada da capela. Apresentados estendidos, plenos ou despejados, eles sugerem as diferentes possibilidades assumidas por uma mesma forma. A depuração da obra demonstra o interesse da artista em atingir a essência de credos comuns ao domínio eclesiástico e leigo.
Adon Peres
Renata Pedrosa. E são principalmente as marcas nele fixadas durante o curso do tempo que a artista explora. Em geral, suas esculturas são elaboradas a partir de substâncias específicas que evidenciam uma grande atenção à mate-rialidade.
Na instalação da Capela do Morumbi, o material cede lugar ao espiritual. Embora o corpo ainda seja concernente, e neste caso um corpo bem particular, o de Cristo, não são as marcas nele imprimidas que são consideradas, mas sim a própria impressão deste corpo que é ponderada. A efígie do Cristo fixada no sudário de Verônica, tal qual numa fotografia, torna-se a revelação de algo precioso a conservar.
Cilindros realizados em tecidos de cor bege, azul e vermelho, formam conjuntos que são distribuidos no altar, na nave e na entrada da capela. Apresentados estendidos, plenos ou despejados, eles sugerem as diferentes possibilidades assumidas por uma mesma forma. A depuração da obra demonstra o interesse da artista em atingir a essência de credos comuns ao domínio eclesiástico e leigo.
Adon Peres
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/3dcf5fcb8b75fde2a60d3ae281d8aa2d6dfa706c884dbf2bd10cf9c720ff632d/rel001.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/a5ee80e2682582069ab9d4328ed3631180adbe17514d341e1d39867c87364345/rel009.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/3f67128b69adc6220f083d533d1c409ca8ac8b024886c6481e69040c0c4a951b/rel004.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/55b50ed8da12fdd2d60b8683e72533a09a92ee2441b384b97174527c0e152f08/rel002.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/b7c2f906041eb8f19daa89f615e9670c1185ff6966cb8eb61c3442effda63945/rel007.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/5ed4f9c84ca4bbd3331c13e071964470f7f38b52ae765312eed72932cdb2d04b/rel003.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/69298353bfa34b7d0b461a901e6efaeee625c61f48bd45d0e74f480830a944bb/rel006.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/8a28c6a62ad72a63b6bfac04da5c74b919d06dffc22825565f26f0e9c05f8827/rel005.jpg)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/a226f2d5c2f36e2c9daef397502c5bce6d03b2fa425bc410a8fa95b49b4b1a82/rel008.jpg)