Relicário
2000
Capela do Morumbi, São Paulo, SP
A referência ao corpo é uma constante no trabalho de
Renata Pedrosa. E são principalmente as marcas nele fixadas durante o curso do tempo que a artista explora. Em geral, suas esculturas são elaboradas a partir de substâncias específicas que evidenciam uma grande atenção à mate-rialidade.
Na instalação da Capela do Morumbi, o material cede lugar ao espiritual. Embora o corpo ainda seja concernente, e neste caso um corpo bem particular, o de Cristo, não são as marcas nele imprimidas que são consideradas, mas sim a própria impressão deste corpo que é ponderada. A efígie do Cristo fixada no sudário de Verônica, tal qual numa fotografia, torna-se a revelação de algo precioso a conservar.
Cilindros realizados em tecidos de cor bege, azul e vermelho, formam conjuntos que são distribuidos no altar, na nave e na entrada da capela. Apresentados estendidos, plenos ou despejados, eles sugerem as diferentes possibilidades assumidas por uma mesma forma. A depuração da obra demonstra o interesse da artista em atingir a essência de credos comuns ao domínio eclesiástico e leigo.

Adon Peres