Resto
2016
Galeria Virgilio, São Paulo, SP
Em sua quarta exposição individual na galeria a artista apresenta cinco trabalhos inéditos sendo uma instalação, dois trabalhos tridimensionais, um vídeo e uma série de desenhos.
A instalação Radar é composta de uma peça de papelão paraná e nove fotografias em preto e branco. A peça tridimensional tem dois metros de altura e reproduz a forma de um espelho acústico de concreto semelhante aos construídos no início do século XX para detectar a chegada de aviões inimigos durante a 1º Guerra Mundial. As fotografias que compõem a instalação são de aviões de papel suspensos sobre um fundo quadriculado, feitas a partir de negativos 6x6, digitalizados e impressos em papel couché no tamanho 100 x 100 cm,  colados diretamente nas paredes da galeria.
Também fazem parte da exposição os trabalhos Condomínio Pau a Pique e Nuvem Negra, ambos desenvolvidos durante uma residência no European Ceramic Workcenter (EKWC) na Holanda em 2015. São obras tridimensionais feitas a partir de um molde que reproduz paralelepípedos abertos na mesma textura e cor das construções de pau a pique. Em Condomínio Pau a Pique as peças são intercaladas por madeiras roliças compondo uma maquete na forma de um edifício colocada sobre vigas de madeira. Em Nuvem Negra os paralelepípedos estão fixados ao redor de uma forma orgânica, suspensa no teto e distante 250 cm do chão.
No vídeo Resto,que dá nome à exposição, a artista usa imagens gravadas dos arredores do prédio que abriga o European Ceramic Workcenter, uma fábrica desativada em Oisterwijk na Holanda. No momento da residência o centro de arte passava por um processo de requalificação e por isso possuía resquícios do antigo uso: sucatas de máquinas intercaladas por montes de lixo industrial. As imagens foram captadas ao longo de vários dias e depois editadas com legendas em português extraídas do filme O Cavalo de Turim do cineasta húngaro Béla Tarr.
A série Fumaça é composta de quatro desenhos feitos com pastel seco sobre papel que reproduzem manchas negras esfumaçadas nas bordas como índices de uma explosão.
(Press release)