Terras
2018
Casarão 34, João Pessoa, PB
2018
Casarão 34, João Pessoa, PB
Terras é uma exposição da artista Renata Pedrosa composta por três trabalhos: Linha de Terra, Terras e Resto.
Linha de Terra é um trabalho criado especialmente para a Galeria Casarão 34 em João Pessoa. Trata-se de uma instalação composta de quatro fôrmas de taipa de pilão, com 70 cm de altura cada, construídas para ocuparem o espaço entre os seis pilares do salão principal.
As fôrmas, assim instaladas, tornam-se barreiras para a passagem de um lado ao outro do salão mas não impedem a visão do entorno. O título faz referência ao termo usado em arquitetura para indicar a linha a partir de onde serão levantadas as alturas de corte do plano vertical da representação gráfica de um projeto. Formalmente e conceitualmente as fôrmas vazias estabelecem relação com as impressões offset sobre papel jornal do trabalho Terras, fixadas diretamente nas paredes laterais do salão.
Terras é um trabalho composto de registros fotográficos de terras nuas, sem demarcações visíveis, que se encontram nas bordas, nas franjas das cidades. Uma seleção de cem imagens que mantém um enquadramento constante – a terra nua aparece na metade inferior da imagem, as zonas de vegetação, na área intermediária e, na parte de cima, o céu e as nuvens bem claras.“A motivação para criação de Terras está em reunir fotografias que mostram as bordas urbanas, as fronteiras na forma de terras vazias, imagens férteis para se pensar a cidade. Tais imagens são registros do solo que não pode ser visto na cidade, da terra que está por baixo das construções e que só está à vista nas limites urbanos. Assim reunidas compõem uma sequência de paisagens muito semelhantes entre si, uma repetição banalizada de terras, uma espécie de transgenia da imagem.” R.P.
O vídeo Resto, projetado na parede do fundo da galeria, foi criado a partir de imagens gravadas dos arredores do prédio que abriga atualmente o European Ceramic Workcenter (EKWC), uma fábrica desativada em Oisterwijk na Holanda. Em 2015 a artista participou de uma residência no EKWC e presenciou o processo de requalificação que convertia a antiga fábrica em um espaço dedicado à arte, gastronomia, serviços e moradias. Por esse motivo, o entorno do centro possuía resquícios do antigo uso: sucatas de máquinas e equipamentos fabris intercalados por montes de terra. Para compor o vídeo Resto foram feitas tomadas no local, ao longo de vários dias, e depois editadas com legendas em português extraídas de um trecho do filme O Cavalo de Turim (2011) do cineasta húngaro Béla Tarr.
(Press release)
Linha de Terra é um trabalho criado especialmente para a Galeria Casarão 34 em João Pessoa. Trata-se de uma instalação composta de quatro fôrmas de taipa de pilão, com 70 cm de altura cada, construídas para ocuparem o espaço entre os seis pilares do salão principal.
As fôrmas, assim instaladas, tornam-se barreiras para a passagem de um lado ao outro do salão mas não impedem a visão do entorno. O título faz referência ao termo usado em arquitetura para indicar a linha a partir de onde serão levantadas as alturas de corte do plano vertical da representação gráfica de um projeto. Formalmente e conceitualmente as fôrmas vazias estabelecem relação com as impressões offset sobre papel jornal do trabalho Terras, fixadas diretamente nas paredes laterais do salão.
Terras é um trabalho composto de registros fotográficos de terras nuas, sem demarcações visíveis, que se encontram nas bordas, nas franjas das cidades. Uma seleção de cem imagens que mantém um enquadramento constante – a terra nua aparece na metade inferior da imagem, as zonas de vegetação, na área intermediária e, na parte de cima, o céu e as nuvens bem claras.“A motivação para criação de Terras está em reunir fotografias que mostram as bordas urbanas, as fronteiras na forma de terras vazias, imagens férteis para se pensar a cidade. Tais imagens são registros do solo que não pode ser visto na cidade, da terra que está por baixo das construções e que só está à vista nas limites urbanos. Assim reunidas compõem uma sequência de paisagens muito semelhantes entre si, uma repetição banalizada de terras, uma espécie de transgenia da imagem.” R.P.
O vídeo Resto, projetado na parede do fundo da galeria, foi criado a partir de imagens gravadas dos arredores do prédio que abriga atualmente o European Ceramic Workcenter (EKWC), uma fábrica desativada em Oisterwijk na Holanda. Em 2015 a artista participou de uma residência no EKWC e presenciou o processo de requalificação que convertia a antiga fábrica em um espaço dedicado à arte, gastronomia, serviços e moradias. Por esse motivo, o entorno do centro possuía resquícios do antigo uso: sucatas de máquinas e equipamentos fabris intercalados por montes de terra. Para compor o vídeo Resto foram feitas tomadas no local, ao longo de vários dias, e depois editadas com legendas em português extraídas de um trecho do filme O Cavalo de Turim (2011) do cineasta húngaro Béla Tarr.
(Press release)
![](https://freight.cargo.site/t/original/i/fe0ef13fa960be38748bd9d3ac2377fa8e190332ac641cc3f8973acbdeb76a18/IMG_5950_bx.jpg)
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